sábado, 11 de abril de 2015

Vinho - Um brinde!!!




O vinho é uma bebida fermentada por  leveduras que transformam o seu açúcar em álcool. Mas o suco resultante ainda possui água, ácidos e outros componentes, entre os quais se destacam os taninos. O tanino é o componente adstringente, mais comum nos tintos. Ao colocarmos o vinho na boca, sentimos estes sabores todos (álcool, açúcar e taninos). Pode estar muito alcoólico, muito tânico ou muito ácido, por exemplo. Estes excessos são sempre o motivo do desagrado ao paladar. Quando há uma integração equilibrada entre acidez, álcool, taninos e açúcar, o vinho tende a ser percebido como mais agradável. 

Existem profissionais envolvidos em todos os processos do vinho, desde a sua produção até a mesa. Veja abaixo a diferença:

Viticultor é quem planta e cuida do vinhedo.
Enólogo é o profissional responsável por produzir o vinho na bodega. Recebe as uvas e toma as decisões técnicas cabíveis, tempos de fermentação, armazenamento ou não em barricas, etc.
Sommelier é o termo francês para denominar o responsável pelo serviço do vinho. Esse profissional cuida da seleção à compra dos vinhos de uma adega, seja de restaurante, hotel ou de um particular, e faz o serviço à mesa, por meio do qual ajuda o cliente a escolher o vinho apropriado ao paladar e ao bolso. 
Enófilo é o apreciador do vinho.  Escreve livros, dá palestras, frequenta confrarias, degustações e feiras. Em geral, ele bebe de maneira moderada e com um grau de apreciação mais elevado do que a média, graças a seus conhecimentos adquiridos e à prática. 
Os vinhos são classificados de acordo com o tipo de uva que é produzido, ex: merlot, cabernet, malbec, moscatel, etc. 
A escolha do vinho vai depender da harmonização do prato e a situação no qual vai ser apreciado. 
O vinho ultrapassa  a esfera de bebida e é também considerado um alimento funcional, pois possui propriedades antioxidantes. A principal delas é a presença dos flavonóides e isoflavonas que são polifenóis capazes de prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, através da diminuição dos níveis séricos de Colesterol - LDL e  poder hipotensor, ou seja, diminuição da pressão arterial. Além disso alguns estudos indicam que os polifenóis podem ser uma terapia natural na reposição hormonal. 
Em especial o vinho tinto possui resveratrol, outro antioxidante importante que possui função anti-inflamatória, aumento da imunidade e previne o Câncer.
Benefícios: 
Prevenção de doenças cardiovasculares;
Diminuição da pressão arterial;
Prevenção de Câncer; 
Aumento da imunidade; 

Quantidade recomendada: 
01 taça de vinho (100 ml) por dia, acompanhado das refeições.

Atenção:
O vinho  deve ser consumido com moderação;
Não é recomendado para gestantes, pode ser substituído por suco de uva integral;
Pessoas em tratamento de saúde devem consultar médico e nutricionista. 
Quer saber mais sobre conservação, tipos de vinho,  harmonização?
Consulte as referências abaixo.


http://www.momentodovinho.com.br/tipos-de-uvas.html
http://gq.globo.com/Prazeres/Bebidas/noticia/2014/08/5-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-vinho.html
Fonte: http://web.unifoa.edu.br/cadernos/edicao/03/100.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário