domingo, 22 de março de 2015

Amaciante de Carne



Quem de nós nunca utilizou aquele famoso amaciante de carne para realçar o sabor e deixar a carne mais macia?
Infelizmente este  tipo de condimento está associado com doenças como hipertensão e câncer. Isso porque o principal componente deste produto é o glutamato monossódico, este é um realçador  de sabor conhecido mundialmente como aditivo da culinária oriental e atualmente está presente na maior parte dos produtos industrializados como: salsichas, molho de soja, molho inglês, catchup, caldos de carne e de  legumes, mortadela,  presunto, linguiças, defumados, etc.

Esta substância estimula o nosso quinto sabor,  o umami, este propicia o gosto forte e robusto,  deixando consequentemente a comida mais saborosa.
O umami foi descoberto por um cientista japonês no século XX através de estudos com alga marinha, ficou conhecido mundialmente no ano de 2000 com a criação do glutamato monossódico e através do aumento da popularidade da culinária japonesa pelo mundo,  sendo o glutamato importante ingrediente na preparação de molhos.

Vários estudos tem associado o consumo de glutamato monossódico em pacientes com câncer, principalmente de estômago, além de fortes dores de cabeça, depressão e obesidade.

Então como podemos deixar os cortes de carne mais macios?

Algumas alternativas práticas e saudáveis são fazer uso de amaciantes naturais como a bromelina presente no abacaxi e a papaína presente no mamão, que são enzimas proteolíticas  capazes de quebrar parcialmente as fibras da carne.
Utilize ingredientes naturais, sua saúde agradece!
Gislaine Marmentini
CRN 5 4101
Referências:






Nenhum comentário:

Postar um comentário